Foto : Abapa |
No início do mês de setembro, a
Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) realizou no estado da
Bahia. A Missão composta por 11 representantes de empresas asiáticas
grandes consumidoras de algodão, passou pelos três maiores estados produtores
de algodão do Brasil: Mato Grosso, Bapahia e Goiás.
Na Bahia, os asiáticos visitaram
fazendas e algodoeiras que representam a cotonicultura baiana e conheceram o
Centro de Análises de Fibras da Abapa, localizado em Luis Eduardo Magalhães. “O
mercado asiático é muito importante para o algodão brasileiro. Essa é uma
grande iniciativa que com certeza trará grandes resultados para a cultura do
algodão no país. Temos um produto de alta qualidade e essa oportunidade de
poder mostrar o nosso processo de produção é uma forma de gerar credibilidade
ao mercado”, disse o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão
(Abapa), Celestino Zanella.
Vindos de Bangladesh, China, Coreia
do Sul, Índia, Tailândia e Vietnam, as empresas representam um potencial de
compra equivalente a mais de 70% de toda a exportação brasileira de algodão em
um ano. Já os países representados por esses compradores estão entre os 10
maiores importadores desta commodity do Brasil, e responderam, em 2015, por
quase 50% da exportação nacional da fibra. “As missões de compradores ao Brasil
têm se mostrado uma excelente estratégia de aproximação e desenvolvimento de
negócios e será especialmente importante nesta safra que tem previsão de
superar em 19% o volume de exportação em relação à safra anterior”, afirma o
presidente da Abrapa, João Carlos Jacobsen.
Para o gerente de compras da Mars
Textile, de Bangladesh, Rezwan Sadat, o algodão brasileiro tem melhorado muito
a qualidade e a tendência é aumentar cada vez mais o consumo. “Nos últimos dez
anos, tínhamos comprado cerca de 2 mil toneladas de algodão brasileiro. Mas,
nesse ano, aumentamos o consumo e compramos cerca de 6 mil toneladas. Temos
percebido que a fiabilidade e o comprimento melhoraram bastante e o índice de
fibras curtas diminuiu, isso quer dizer que houve um avanço na qualidade”,
disse Rezwan Sadat, que também ressaltou sobre a importância de conhecer a
produção pessoalmente. “Essa é a primeira vez que venho ao Brasil e está sendo
uma grande oportunidade de ver com meus próprios olhos todo o cuidado que os
produtores tem durante o processo de produção”, ressaltou.
Missão Compradores na Bahia –
Com maior extensão territorial, a Bahia é o segundo maior produtor de algodão
do país e o mais importante estado algodoeiro da região nordeste com uma produção
de aproximadamente 235 mil toneladas de pluma, exportando cerca de 50% a 60% da
produção, nesta safra.
No primeiro dia da missão, na Bahia,
os compradores passaram pela Fazenda Busato I e Algodoeira Warpol, do Grupo
Busato e participaram de um Jantar de Confraternização, em Luís Eduardo
Magalhães. No segundo dia, conheceram a Algodeira Algopar, do Grupo Horita, o
Centro de Abastecimento da Ecom, e o Centro de Análise de Fibras da Abapa, que
já realizou mais 600 mil amostras das safras 2014/2015 e 2015/2016.
“O algodão baiano tem muito o que
mostrar para o mundo. Nós temos qualidade, nós temos sustentabilidade no nosso
processo de produção – tanto na área social, quanto na ambiental-, nós
temos garantia de fornecimento e um plano de expansão de área, quando em um
futuro bem próximo, estaremos plantando cerca de 500 mil hectares de
algodão. Daí a grande oportunidade que essa Missão nos proporciona, para
mostrar ao mercado e principalmente aos compradores de algodão, como conduzimos
a nossa lavoura e o nosso beneficiamento, os cuidados que temos com a qualidade
do nosso produto e a garantia daremos continuidade no processo e no
fornecimento desse algodão”, disse o vice-presidente da Abrapa, Júlio Cesar
Busato, ao receber a Missão em sua propriedade.
A Missão Compradores é promovida
pela Abrapa em parceria com as tradings ECOM, Louis Dreyfus Commodities,
Reinhart e Cargil Cotton.
Fonte:
Ascom Abapa
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