5 de mar. de 2018

PRAGA ESPORÁDICA VEM DIZIMANDO ÁREA FOLIAR DE DIVERSAS CULTURAS NO MUNICÍPIO DE MALHADA.

Cavalo de pau, bicho pau ou graveto; estes são os nomes populares dados ao animal da ordem Phasmatodea, especialista em camuflagem.O nome de graveto se deve a esta capacidade de passar a impressão aos predadores e intrusos de que ele é pedaço de pau...graveto no momento de observância do perigo.Encontrado nas regiões norte e leste da América do Sul, o graveto também usa como defesa uma substância leitosa e repulsiva, que afasta os predadores, e também apresenta o dom de revivificar os membros eliminados. O bicho-pau se multiplica através da reprodução ovípara; seus ovos são lançados pela fêmea em várias direções, assim os recém-nascidos podem se disseminar nas mais vastas regiões e longe da mãe. 
      Estes ovos são semelhantes a germes, posicionados casualmente na terra pelos espécimes femininos. As mães não escolhem intencionalmente os locais nos quais os depositará; elas os largam simplesmente na terra. O crescimento do organismo que está sendo gerado é muito vagaroso; ele leva de 100 a 150 dias para vir à luz. 
      A partir deste momento o bicho-pau é denominado de ninfa e apresenta uma conformação física similar à do adulto. Logo depois da saída do ovo ele já transcende o tamanho deste casulo que lhe servira de refúgio, pois seu organismo é estirado logo após a vinda ao mundo. 
      O bicho-pau se alimenta de ervas, folhagens e rebentos, por isso nas regiões urbanas ele pode ser visto em goiabeiras ou em pitangueiras. Apesar disso ele nunca se multiplica o bastante para arruinar a agricultura. Este animal se move por meio de oscilações, daí ele ser confundido, muitas vezes, com uma folha balançando ao vento. 
    Na fase adulta os machos se revelam distintos das fêmeas, uma vez que apresentam menor porte, são mais delgados e portam asas de menor tamanho, as quais possibilitam diminutos voos. A reprodução entre eles é sexuada ou assexuada, através da partenogênese – um embrião é gerado sem que se recorra à fertilização. Os insetos do gênero masculino vivem cerca de 18 meses, enquanto os do sexo feminino sobrevivem por mais ou menos 30 meses. 

         No Brasil as fêmeas podem atingir 22 cm, enquanto os machos são pequenos e têm asas; estes insetos preferem a vida noturna e aparecem especialmente no Rio de Janeiro, na Bahia, no Espírito Santo e na Amazônia. Seu meio ambiente natural são as florestas tropicais, nas quais são encontrados entre as folhas da vegetação local. 
     O problema em nossa região é que estes insetos estão, de forma voraz, devorando todo tipo de área foliar ,inclusive de frutíferas a ponto de ocasionar prejuízos ao processo de fotossíntese das plantas, entrando na lista de insetos causadores de danos econômicos aos agricultores; principalmente fruticultores. 
As culturas mais atacadas são os pastos, pomares de frutíferas, algumas plantas sem notoriedade econômica como o mata pasto e a corda de viola.
Por : Agro Malhada


1 de mar. de 2018

CIENTISTAS AFIRMAM QUE O GLIFOSATO CAUSARÁ AUTISMO EM 50% DAS CRIANÇAS ATÉ 2025


O uso excessivo de agrotóxicos na nossa alimentação causa doenças como Alzheimer,câncer,doenças cardiovasculares, entre outros.
Corroborando uma crescente tendência nas taxas de autismo, uma cientista sênior de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) alertou que de todas as crianças, a percentagem inquietante de 50% será autista em 2025
Quem é o culpado? O Round-Up, o herbicida mais vendido no mundo que contém glifosato,inclusive no topo da lista.
O uso excessivo de glifosato na nossa alimentação causa doenças como Alzheimer,autismo,câncer,doenças cardiovasculares e deficiências da nutrição, entre outras.
Stephanie Seneff, uma bióloga PHD, que já publicou mais de 70 artigos acadêmicos revisados por pares, e estudou estas doenças por mais de três décadas,aponta os transgênicos como um dos principais contribuintes para doenças neurológicas em crianças.
Atualmente, 1 em cada 68 crinaças nos Estados Unidos nascem com autismo,sendo a deficiência de desenvolvimento de mais rápido crescimento,com aumento de 120% desde o ano de 2000.
Em dez anos o custo para tratar as pessoas afetadas pelo autismo será de 400 bilhões de dólares por ano nos EUA, além dos custos emocionais incalculáveis,os quais as famílias pagarão diariamente para viver e apoiar uma criança com autismo.
A Dra. Seneff  notou que os sintomas toxidade  do Glifosato assemelham-se com aqueles do autismo.Ela também apresentou dados na conferência que mostram uma correlação estranhamente consistente entre o uso do Roundup-ready em plantações ( e a criação das sementes transgênicas Roundup ready), com o aumento das taxas de autismo.
A correlação entre os dois  incluem bio marcodores, tais como a deficiência de zinco e ferro, baixo sérum sulfateConvulções e doenças mitocondriais.
A Dra Seneff  que grande parte dos alimentos em prateleiras de supermercado contêm milho e soja transgênicos, todos com pequenas quantidades de vestígios de glifosato. Isto inclui refrigerantes adoçados com alto teor de frutose (geneticamente modificados) e xarope de milho,batatas fritas, cereais, doces e até mesmo barras de proteínas de soja.Além do mais, grande parte da nossa carne e aves também é alimentada com uma dieta de soja e milho transgênicos, os quais também contém glifosato.

Edição : Agro Malhada